Normalmente, as infecções vaginais causam corrimento vaginal. Este corrimento difere do corrimento normal porque geralmente é acompanhado de coceira, vermelhidão e, às vezes, sensação de queimação ou dor na região genital. A secreção pode ter um odor de peixe. As infecções vaginais ocorrem quando há desequilíbrio da flora vaginal e variação do pH (nível de acidez) da vagina. Quando isto acontece, os fungos normalmente presentes na flora vaginal (Candida albicans em 90% dos casos) multiplicam-se e provocam uma infecção. Recomendações gerais:
•É fundamental manter uma higiene íntima impecável, com sabonetes de pH neutro e não agressivos à flora vaginal.
•Deve-se evitar calças justas e roupas íntimas de material sintético, pois esta área íntima necessita de boa ventilação. Se houver muita umidade, os microrganismos se multiplicam mais facilmente.
•Se você usa protetores diários, é necessário trocá-los pelo menos 4 vezes ao dia. O mesmo vale para absorventes e tampões durante a menstruação.
•Use roupas íntimas de algodão que absorvam a umidade natural do corpo.
•Lave a roupa íntima com sabão neutro.
Ao ir ao banheiro, limpe-se de frente para trás para evitar que bactérias que normalmente se encontram na região anal cheguem à vagina, causando infecções.
RECEITA NATURAL
Mel e alho contra qualquer tipo de infecção:
Pegue alguns dentes de alho. Lave, descasque e amasse. Coloque em uma jarra de cristal e regue com mel puro até cobrir o alho. Deixe descansar por uma semana. Beba uma colher todas as manhãs com o estômago vazio.