Também chamada de leucodermia ou acromia do latim vitium (“defeito, vício”), é uma doença crônica da epiderme. Caracteriza-se por manchas brancas (despigmentação) na pele, de tamanho, aparência e localização variáveis, que tendem a aumentar. Esta doença autoimune ocorre quando as células portadoras de pigmento morrem ou são incapazes de funcionar normalmente. Desenvolve-se em surtos, sob a influência de diversos fatores como estresse, ansiedade, choque psicológico ou atrito, e às vezes aparece em contato com produtos químicos (casos raros). As causas do vitiligo são pouco conhecidas. No entanto, pesquisas sugerem que a doença pode surgir de doenças autoimunes, predisposições genéticas e estresse oxidativo. O vitiligo também pode ser de origem neuronal ou viral.
Receita:
Loção de limão e manjericão
As folhas de manjericão melhoram a produção de melanina na pele.
Para obter o resultado desejado, extraia algumas gotas de folhas de manjericão e acrescente o suco de limão. Misture tudo e aplique durante 5 a 6 meses nas zonas despigmentadas.
Óleo de mostarda e açafrão
Em 250 ml de óleo de mostarda, adicione 5 colheres de chá de açafrão e misture. Aplicar nas manchas brancas duas vezes ao dia.